Esta é a primeira loja da marca mineira de tricô Coven. Está localizada em Lourdes, bairro tradicional de Belo Horizonte que tem se transformado no novo centro do comércio de moda e design da cidade. Antigas residências estão dando lugar a lojas diversas.
Este foi o caso da Coven: uma construção da década de 50, um sobrado de dois andares, foi reformada para abrigar a loja. A partir de um grande beiral de concreto existente na casa surgiu a idéia do projeto: aproveitar o balanço da laje – 1 m – para criar uma malha sobreposta à fachada de alvenaria, remetendo assim às roupas da marca. Para que o contraste entre a malha metálica e o fundo fosse mais expressivo, algumas janelas foram fechadas e uma cor forte foi utilizada. Esta cor pode ser alterada de acordo com as estações ou outras estratégias da marca.
Internamente o espaço foi inteiramente remodelado. Uma estrutura metálica (pilares e vigas) foi acrescentada para que todas as paredes e elementos construídos fossem removidos – com exceção de uma escada antiga de madeira no centro da loja, que foi mantida. O caixa foi posicionado ao lado desta, e as paredes que envolvem ambos foram inteiramente revestidas com espelho. Este box espelhado setoriza a área de provas das demais áreas da loja.
Um extenso pergolado foi criado na área lateral à casa, expandindo o interior da loja, permitindo ainda que uma intensa luz natural penetre no espaço. Duas artistas, Susana Bastos e Ana Vaz foram convidadas a criar uma instalação permanente nesta área. Utilizando as matérias primas das roupas – malhas, linhas e desmanches – elas criaram uma grande trepadeira, onde as roupas são expostas com destaque.
Os poucos materiais utilizados na construção – madeira, pedra ardósia, pintura branca sobre massa fina ou chapisco – criaram a atmosfera neutra e calorosa necessária para a boa exposição dos produtos da marca.
Informação Complementar:
- Construção: CRC
- Cálculo Estrutural: José Maria de Abreu